Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Queridas Cadeiras

1 - KLISMOS, James Newton, 1805
Chair
A cadeira é uma releitura do assento mais usado na cultura grega antiga:  a(o)  Klismos, o assento dos Deuses. Ela foi esquecida por muito tempo até que as escavações das cidades de Herculano e Pompeia no seculo XVIII, revelaram o seu Design. A caracteristica formal da cadeira  Klismos é a sua estrutura de 4 pés com curvaturas para fora do assento, como se abrisse com o peso do usuario. Na verdade, era para dar a impressão de imponencia e segurança aos Deuses gregos. Com o passar do tempo esse particular objeto de sentar foi sendo utilizado pelos simples mortais. Após a sua redescoberta, o(a) Klismos passou a se incorporar aos diversos estilos que surgiram, como o Rococó  na França e o Regency  Inglaterra. A de James Newton é um caso a parte. Ele fez o que ninguem tivera coragem de fazer antes, dar um formato moderno e industrial a ele(a). Newton colocou um encosto de peça unica preso ao assento e o envolveu, por um largo arco de madeira, na parte de cima. E ainda ousou, a Klismos de Newton podia ter pés fixos ou com rodizios, que é um produto inovador da industria mecanica que surgia.  É uma das cadeiras mais fantásticas da historia do sentar, servindo ao homem  há muito tempo, quase três séculos antes da era industrial.

2 - ELASTIC, Samuel Gragg, 1808

 
Ninguem imaginaria no começo do século XIX que um designer em Boston, EUA, - distante da Revolução Industrial europeia-,  pudesse desenvolver um processo de curvar e moldar peças estreitas e compridas de madeira para se fazer mobiliario. Mas Samuel Gragg fez e patenteou o processo, sendo o pioneiro nessa nova tecnica e predecessor do bem sucedido Thonet, na Alemanha e Austria. Essa cadeira rompeu os limites da forma, com ela era póssivel fugir dos arquetipos retilineos ou aquelas formas rabiscadas dos estilos tradicionais. A sua construção é também inovadora, toda feita de ripas unidas, da estrutura as partes de uso, fazendo a  união entre a estrutura e a relação assento-encosto. Como consequencia, a forma é extremamente moderna para um mobiliario construido quando os processos industrlais e fabricação ainda engantinhavam. È um exemplar que mudou o Design de Moveis.

THONET 14, 1859
  5-thonet.jpg
Thonet 14 dispensa muitos comentarios, ela é simplesmente a cadeira atual mais antiga e usada da era industrial. É a maior representante de um processo tecnologico que até hoje sobrevive, o de dobrar por calor os bastões de madeira. E que, como vimos no exemplo anterior, Thonet não foi o pioneiro dessa técnica, mas o inovador. E foi tão inovador que  tornou o processo numa novidade extremamente  bem recebida e consumida, um novo modo de fazer mobiliario. Era a forma que a burguesia industrial precisava, para se diferenciar da nobreza emprobecida que ainda usava os moveis de estilo. A Thonet 14 tem todos os requisitos que uma cadeira de bom Design precisa: é leve, segura e resistente, bonita, facil de montar e desmontar e ainda ter peças para reposição, caso quebre por uso indevido.Além disso é uma cadeira atemporal, tem identidade propria e de otimo Design. Vai resistir aos proximos seculos.

4 - Sussex, Ford Madow Brown, 1880
Pair of rush seated chairs from the Sussex range c 1880
Essa cadeira é um exemplo para o Design. Um dos varios exemplos da união entre as ideias do grande reformulador do Design William Morris, do pintor-designer Ford Madow Brown e de um jeito particular de fabricar moveis do Condado de Sussex, na Inglaterra. Mostrou que era possivel a união entre a simplicidade formal do modernismo e das antigas formas de mobiliario baseados nos “estilos”. Ou melhor dizendo, entre a manufatura e a industria. E entre, a forma rabiscada e pesada e a forma pura e leve; o que se mantem no tempo e a rebeldia; entre o tradicional e a ousadia da liberdade criativa. Ela representa a fase de transição entre o que se fazia em termos de Design preso as formas do passado e o futuro das formas inovadoras do modernismo. Não se faz mais coisas desse tipo no Design de hoje, mas se alguem ousar, vai cair nesse modo particular de desenvolver cadeiras, o Sussex.  E ainda pernite infinitas soluções formais.

5 - Christopher Dresser, 1883

O escocês Cristopher Dresser é considerado por muitos como o primeiro designer da historia industrial. Ele briga com o Peter Behrens por essa elevada posição. Esquecendo esse papo, o que prevalece é a sua importancia para a historia do Design. Como as suas cadeiras. Essa é de 1883, e uma das mais bem desenvolvidas  por ele: o Design é  de uma clareza de intenções a toda prova. Ela é o que pretende ser: leve, confortavel, de linhas puras. Conjuga tubos de mesmo diametro ora inteiros, ora com pontas afuniladas na estrutura com os tubos mais finos no espaldar. O assento de madeira inteiriça, pintada da mesma cor que a estrutura, completa o vazio explicito do resto, é o contraponto formal, dando mais rigidez, peso e segurança ao conjunto. È super moderna e atual. E linda!

6 - SHAKER, Ernest Gimbson, 1895
 
Essa cadeira tem uma caracteristica incomum: é a solução formal mais imitada de todas as cadeiras criadas até hoje. Ela é unica. Com o seu espaldar alto composto de reguas paralelas horizontais e com recortes na parte de cima -, que lembram nuvens se elevando no horizonte -, ela se tornou um paradigma, uma “forma modelo”. Quem se aventurar a fazer alguma coisa parecida, volta sempre para ela. Ela é, antes de tudo, uma EstruturaFormal para multivariar os modelos que alguem ouse desenvolver.  È também um icone doDesign Shaker, os religiosos ingleses que se estabeleceram nos EUA e se tornaram celebres pela manufatura de moveis simples, de bom Design e sempre bem executados. Vale notar as pequenas diferenças nos detalhes formais, principalmente no numero e no formato das travessas horizontais do espaldar. Em qualquer lugar em que ela esteja ou seja fabricada, a Cadeira Shaker é reconhecida com tal e por isso, merece fazer   parte da historia do Design. È unica. E vive!

7 - BLOEMENWERF, Henry van de Velde, 1895
O arquiteto e designer belga Henry van de Velde, foi um dos mais importantes membros do movimento Artes e Oficios e seguia as ideias de Morris, no qual o objeto  de uso é para ser útil, transmitir a sua funcionalidade e  seduzir o usuario pela resultado formal. Alem disso, ele pregava a liberdade criativa sem a preocupação comercial, o tal do mercado de hoje em dia. Nada mais moderno e atual, o resto é só mera figuração. Os seus projetos de mobiliario comprovam as suas ideias. A Blemenwerf representa bem o seu fecundo trabalho. Ela é antes de tudo graciosa. Suas linhas curvas se abrem ligeiramente nos pés e depois se voltam para o interior e no espaldar, se abrem como se quisessem receber o usuario;  as ripas centrais se dividem e acompanham a curvatura do espaldar para fechar com graciosidade o conjunto formal. Para acompanhar esse movimento, o assento também é desigual. È um modelo com mais de 100 anos que ainda parece jovem. Isso é para lembrar que o Design é o que se perpetua na forma de uso.

8 - MUSIC ROOM, Richard Riemerschmid, 1898
O arquiteto e urbanista alemão Richard Riemerschimid foi um dos fundadores  do movimento  Deutscher Werkbund que influenciou o nascimento da Bauhaus, deu inicio ao Design formal e uma nova visão sobre o desenvolvimento do objeto de uso. Essa cadeira bem representa o trabalho em Design de Riemerschmid. A sua estrutura tem algo de novo, a sua forma é unica. A peça curva que junta o espaldar aos pés dianteiros proporcionou uma nova maneira de fortalecer a estrutura, sem necessidades de amarrações transversais e longitudinais. A forma assim estruturada, torna-se leve e solta, mas com a impressão que se contem, como braços que seguram alguma coisa por baixo. O pequeno espaldar  em compensado moldado tambem é uma inovação e demonstrou que a superficie de apoio não precisa ser algo inteiriço para abrigar totalmente as costas do usuario, nem ser de grande altura.  È uma das cadeiras mais importantes do seculo XIX, um marco do modernismo que se iniciava no Design e deu origem a uma nova maneira de construir cadeiras. É inimitavel, mas permite Multivariações Formais ilimitadas; ela não é apenas um modelo formal,- o objeto de uso que se encerra nele -, mas uma forma modelo, - aquele que permite o surgimento de novos modelos baseados na sua Estrutura Formal.

9 - François Rupert Carabin, 1896
Chair
O francês e escultor e pintor François Carabin quando nas pouquissimas vezes que se voltou para o Design do objeto de uso, o fez como artista. E inovou, foi o pioneiro a dar um sentido figurativo ao mobiliario. Poucas vezes na historia do Design uma cadeira é feita como uma escultura figurativa, seja de madeira maciça ou outro material. Parece ser um tabu, uma coisa puramente artistica, mas é um desenvolvimento formal como qualquer outro e precisa de coragem para tal.Carabin mostrou isso e assim, se perpetuou e deixou de legado ao Design, um novo conceito: o objeto de uso não é algo sempre abstrato ou geometrico e com formas estritamente funcionais, ele pode se largar, se tornar vivo, ser algo mais. Depois dele, os exemplos de Design Figurativo passou a ser viavel, ser parte integrante das possibilidades formais dos objetos de uso.

10 - CASA CALVET, Antonio Gaudi, 1898
Calvet chair
Tudo o que famoso arquiteto espanhol Gaudi fez foi diferente de tudo e de todos. E não podia deixar de ser diferente no desenvolvimento do mobiliario. Seus moveis levam a sua marca: a ousadia formal e construtiva. Essa cadeira feita para um dos suas obras mais conhecidas, a Casa Calvet em Barcelona, atesta muito bem o seu trabalho original e unico na historia da Arquitetura e Design. A sua forma é inusitada, a sua estrutura em madeira maciça é inequivoca e a sua construção feita por modulos separados (pés, assento e encosto) é de uma ousadia extrema. Foi pensada como uma obra arquitetonica, não como uma simples cadeira, dai a sua diferença e originalidade. Cada elemento tem a sua função e forma: os pés de apoio, o assento e o espaldar E sobressai pelos desenhos e grafias exclusivas desses elementos em separado, como na sua  arquitetura.. Cabe notar  os pés em formatos diferentes, o assento casa com o encosto sendo diferentes em forma, a estrutura do encosto é um conjunto unico e robusto  de forma bem gaudiana e preso a estrutura dos pés por um elemento surpreendente.  É uma loucura formal essa cadeira, éGaudi!


Fonte: Saberdesign.com